sexta-feira, 13 de abril de 2012




"Alegrei-me quando me
disseram: Vamos à Casa
do Senhor!"
Salmo 122.11

1. Porque você tem necessidade do genuíno e sadio alimento espiritual que só pode ser obtido pelo estudo claro, metódico, continuado e progressivo da Palavra de deus, ensinado na escola Dominical.

2. Porque você cresce e desenvolve-se através do estudo da Palavra de Deus.

3. Porque cumpre os objetivos da igreja do Senhor, pois os objetivos da escola Dominical são os mesmos da igreja.

4. Porque você adquire qualidade bíblica e espiritual permanente, pois é a Escola Dominical que determina a qualidade e o nível espiritual da igreja local, e não os outros departamentos como a união de mocidade e de mulheres, por mais excelentes que eles sejam.

5. Porque você (seja adulto, jovem, adolescente ou criança) adquire uma fé mais robusta e madura, e, assim estará pronto e mais apto para desempenhar as atividades da Obra de Deus.

6. Porque você desenvolve a sua espiritualidade e o seu caráter cristão.

7. Porque você aprende e realiza a evangelização na Escola Dominical e através dela; além disso, aprende a amar e a cooperar com a obra missionária.

8. Porque você tem oportunidades ilimitadas para servir ao Senhor, pois a Escola Dominical é o lugar para a descoberta, motivação e treinamento de novos talentos.

9. Porque você se reúne com a sua família, fortalecendo o relacionamento entre pais e filhos, as crianças crescem na disciplina do Senhor; e os casais aperfeiçoam a vida conjugal.

10. Porque sua vida espiritual é avivada, pois a Escola Dominical é uma fonte de avivamento, porque onde a Palavra de Deus é ensinada e praticada o avivamento acontece.


Fonte: Folheto da CPAD - A Editora da Escola Dominical
UMA HISTÓRIA MORAL


Objetivo: Ensinar a criança o que é consagração e jejum. E incentivar as crianças a darem a Deus suas vidas como Sacrifício vivo em consagração a Deus.
Versículo: “Rogo-vos, pois, irmão, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Romanos 12.1.
Cântico: Meu corpo é a casa de Deus.

INTRODUÇÃO

Pode alguém dar a Deus algo suficientemente grande para obter perdão do pecado ou suficientemente imenso para ganhar a vida eterna? Não! A salvação é um presente, pago com o sangue do Senhor Jesus Cristo.
Fig. 01 - Jesus cristo é o Filho de Deus. Ele deu-se a si mesmo para nos salvar.
Mas uma vez que você aceita o sacrifício de Jesus, você recebe o perdão de Deus e se torna filho de Deus (João1.12).


LIÇÃO BÍBLICA
Fig 02 - Deus nos deu tão grande presente. Ele nos deu o seu único filho: Jesus, para morrer em nosso lugar, levando sobre si os nossos pecados. E você pode dar algo a Deus?

Fig 03 - Consagração é dar a si mesmo e tudo que possui ao Senhor, sem reter nada, para que Ele use como quiser. Deus chama isto de “sacrifício vivo”, nosso “Culto racional”, e nos incentiva a apresentar a nossa vida como um presente.


Versículo: Rm 12.1 ( explique detalhadamente o versículo para as crianças)
O apostolo Paulo escreveu essa carta aos romanos, ensinando como eles deviam agradar a Deus, e esses ensinamentos também servem para nós hoje.
Primeiro pediu que apresentássemos o nosso corpo por sacrifício vivo, isso quer dizer que nossa vida deve ser um presente para Deus. Devemos dar a Deus esse presente Santo, ou seja, sem pecado. Deus é Santo isso quer dizer que nEle não existe pecado algum e Ele quer que sejamos santos também. Por isso devemos deixar todo o pecado. E o que é pecado? Pecado é tudo o que fazemos, pensamos ou dizemos que desagrada a Deus (mentir, falar palavrões, roubar, brigar, xingar, desobedecer) - deixe que as crianças exemplifiquem o que é pecado.
Devemos agradar e prestar a Ele um Culto Racional. E o que é culto racional? Culto é quando louvamos, adoramos, oramos a Deus. Quando nós vamos para o culto na igreja nós fazemos tudo isso não é verdade? Devemos prestar cultos a Deus sabendo que o que estamos fazendo alegra o coração dEle.
Encoraje a cada criança a ler Romanos 12.1, substituindo “vós” e “vosso” pelo nome dela.


  • Onde devemos nos consagrar a Deus?
    Fig. 04 –
    A qualquer lugar!
    Devemos estar disposto a ir a qualquer lugar do mundo que Deus deseje que eu ou você vá. Isto inclui visitar meu vizinho resmungão ou meus primos irritantes, assim como ir a um lugar distante, se Deus quiser que agente seja um missionário em um país estrangeiro devemos entregar a nossa vida para que seja feita a vontade de Deus. E assim estaremos nos consagrando a Deus.

  • Quando devemos nos consagrar a Deus?
    Fig 05 – A qualquer tempo!

    Outra forma de nos consagramos a Deus é em qualquer tempo, mesmo em meio ao seu programa de tv favorito, ou quando estiver chovendo forte, ou quando o seu melhor amigo não quiser ir a igreja com você, não importa Deus deve estar em primeiro lugar em nossos corações e devemos buscá-Lo em qualquer tempo.

  • O que devemos fazer para nos consagrarmos a Deus?
    Fig 06 – Qualquer coisa!
    Devemos fazer para Deus coisas difíceis ou fáceis – qualquer coisa. Devemos orar e pedir para que o Senhor nos mostre o que quer que façamos para Ele.
    Quando fazemos a consagração do círculo de oração não é fácil deixarmos de tomar o café da manhã em casa para realizarmos o Jejum na igreja, mas quando deixamos de comer estamos dizendo a Deus assim: Senhor deixo de fazer a minha vontade (que é comer um delicioso desjejum em casa) para consagrar a minha vida a ti, para que o Senhor cumpra a Tua vontade na minha vida. Quero que me ensines a fazer a Tua vontade.
         

Acompanhe essa história com uma apresentação clara da Salvação. Enfatize que a salvação e dom gratuito de Deus.
Ensine as crianças a realizarem um culto doméstico diariamente convidando os seus pais para participarem com elas.





Autora: Ana Michelle da R. C. Moura



Referência:

Bíblia de recursos para ministério com crianças[tradução da Bíblia] João Ferreira de Almeida; notas e material adicional Neyd Siqueira.2ed.rev. e atual. - São Paulo:Hagnos,2003.




ORGANIZE SUA AULA BÍBLICA


Comece com antecedência - leia a passagem bíblica que você irá ensinar uma semana antes da aula, leia várias vezes.

Leia o texto e o contexto. Use traduções diferentes da Bíblia.

Prepare seus visuais com zelo. Lembre-se: as crianças vão entender se você faz a obra do Senhor relaxadamente.

Comunique-se - se você trabalha com um assistente ou professor auxiliar, passe o que você programou para ele, numa reunião e por escrito. Ou ainda melhor, programe junto com seu auxiliar o trabalho - diz o ditado que "Duas cabeças pensam melhor que uma!"

Prepare o roteiro da aula para não se perder e poder usá-lo no momento oportuno.

O Roteiro deve indicar:

- Objetivo: Qual a mensagem / verdade bíblica que quero transmitir?
- Texto: Qual passagem Bíblica vou usar?
- Recursos: Qual material didático ou método vou usar? Quais serão as atividades de fixação?
- Tempo: Qual o meu tempo com os alunos? O que programei cabe neste tempo?

Faça seu Plano de Aula passo a passo.

Quem faz o que
Tempo previsto para as atividades
Material necessário
Resumo da História do dia
Versículo/Musica
Atividades/Recreação

Ensaie - depois de ter feito o roteiro da sua aula, ensaie. Ensaie o texto, as figuras que serão colocadas no flanelógrafo, Datashow, cartazes, fantoches, etc.
Conte sua historia varias vezes olhando para o espelho, assim você tem uma idéia melhor do que seus alunos verão.

Teste as atividades - A tinta e papel escolhidos para as crianças pintarem são atóxicas?                                                                                                      O papel resiste à tinta ou desmancha? Quanto tempo o papier machê leva para secar? Quanta sujeira a argila faz na mesa, preciso forrá-la com plástico ou jornal basta? Seja lá o que for que você decida apresentar para as crianças fazerem, teste antes em casa.

Ore sempre! - antes e depois da leitura, do preparo do roteiro, dos ensaios, das conversas e da aula!

Sorria, confie em Deus, passe a mensagem com segurança e creia que o Espírito Santo fará a obra completa na vida de suas crianças.

Divirta-se com suas crianças!
COMO SER O MELHOR PROFESSOR DE ESCOLA BÍBLICA

Professora e aluna Mirtes Fonseca

PASSO A PASSO

Para ser um Professor, precisa:

1. Conhecer o que vai ensinar.
2. Ter experiência pessoal com Deus e sua Palavra.  Ninguém pode ensinar o que não sabe e dá o que não tem.
3. Ser autêntico.  A palavra  "autêntico" deriva da palavra authós (automática, sem ajuda externa, autêntico, com autoridade).
4. Ser respeitador  com seus alunos.   E, se você respeita seus alunos você vai se preparar para dar a melhor aula.
5. O professor deve ser empático.  Segundo o Administrador.com, empatia é  
capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciada.
6. Ser cheio do Espírito Santo é:                                                                                                                                          -  Está na dependência dEle .
-  Ser sensível ao amor de Jesus e de seus alunos.  Procura fazer o melhor para agradá-lO.
-  É empático porque não pensa mais só em você. Pelo contrário, você obedece a Palavra de Deus e torna-se servo, servindo aos outros, como Cristo o fez.


Para ser um bom Professor, você precisa:

1.
Estudar, observar, analisar, informar-se e preparar-se para uma boa lição.
2. Estudar a lição até que ela seja clara, familiar e lhe preencha.
3. Estabelecer uma ordem clara e objetiva para a lição.
4. Refletir sobre a relação existente entre a lição e os alunos.
5. Utilizar recursos necessários e apropriados para ajudar a comunicar a verdade da lição.
6. Reservar tempo para estudar e orar.
7. Ter um plano de aula.

Para ser um professor eficiente:

Não basta dominar o conteúdo a ser ministrado. É necessário, também, conhecer os alunos.
É necessário fazer com que os alunos descubram verdades através do testemunho próprio.
Precisa motivar os alunos a pensar, a aprender, a aprender a aprender e a trabalhar.

Para ser o melhor professor

Não são os que estão à frente de tudo; Não são os que possuem uma inteligência privilegiada.
São aqueles que possuem um grande coração.



Os melhores professores são aqueles que, ao ensinarem, fazem-no com todo o seu ser, e atingem o ser daqueles que ouvem.

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695